Share this post

Como verificar a fidelidade das cores na impressão

Manter a fidelidade das cores é um verdadeiro desafio para quem trabalha com impressão. Para ajudar, separamos algumas dicas neste artigo 

Para se obter uma boa impressão, é necessário considerar vários fatores:

  • espaço de cor;
  • bom monitor calibrado e ambiente com iluminação adequada (especialmente para profissionais);
  • impressora apropriada com as tintas exigidas pelo fabricante;
  • papel de qualidade;
  • profissional capacitado com conhecimentos técnicos de gerenciamento de cor e manuseio dos equipamentos e insumos;

O espaço de cor deve ser definido no momento da captura pelo scanner ou câmera fotográfica. Se a captura for em formato RAW, ele será ajustado ao exportar a imagem para os softwares de edição.

As máquinas de impressão fotográfica reconhecem arquivos JPEG ou TIFF e é recomendável sempre salvar os arquivos de saída em RGB. 

Ambientes com variação de iluminação, monitores não calibrados ou smartphones com diferença de brilho e cor podem frustrar muitos projetos. Alguns dão a falsa impressão de tons mais vibrantes, mas não correspondem à realidade no momento da impressão.

A impressora deve ser capaz de produzir passagens de cor suaves, quanto mais cartuchos utilizados pela impressora, melhor a qualidade das impressões. 

A mesma imagem pode apresentar resultados diferentes em cada tipo de papel. Isso porque eles possuem perfis distintos de acordo com suas características de brilho ou textura. Esse perfil é ajustado na impressora no momento em que ela recebe a mídia. 

Todos esses critérios são considerados pelo profissional ao receber o material. Com domínio da técnica, ele é capaz de prever o comportamento do arquivo em cada papel e com isso orientar ou realizar o tratamento necessário na imagem e eventualmente produzir tiras de teste para assegurar que os objetivos do cliente estão sendo atingidos. As imagens são minuciosamente verificadas em todos os detalhes.

E nós da Icolor estamos preparados para cuidar com todo carinho e atenção que cada obra de arte merece, com cores fiéis e belos resultados. Conheça mais o nosso trabalho, entrando em contato. 

Posso ajudar?