Share this post

A foto do meu celular vai ficar boa em um tamanho grande?

Os smartphones vieram com muita força no que diz respeito a popularização da fotografia. Fácil transportar e acessar nos momentos especiais. Com o avanço tecnológico, permitem cada vez mais aplicação de recursos de edição nas imagens para rapidamente serem utilizadas nas redes sociais. Mas nem sempre elas ficam no mundo virtual e surgem as dúvidas se terão bons resultados na impressão. 

Muitos aparelhos têm a capacidade de gerar arquivos com boa resolução. Porém vistos na pequena tela, a imagem fica condensada e alguns detalhes podem passar despercebidos. A resolução do smartphone afeta o tamanho da imagem, mas não a qualidade que depende também do tamanho do sensor: “quanto maior o sensor, maiores seus pixels. E quanto maiores os pixels, mais luz ele pode coletar” (Scientific American). 

Além disso, é importante que o arquivo seja original. Redes sociais como facebook e whatsapp costumam reduzir ou “otimizar” arquivos para melhor tráfego dos dados. Prints de tela costumam diminuir drasticamente a qualidade.

O processo pré-impressão

Por isso é muito importante uma boa avaliação no processo de pré impressão. Todos os arquivos devem ser checados em cada detalhe e simulando a imagem no tamanho final de impressão, podemos verificar grau de nitidez ou aparência “borrada” causada por alguns filtros que podem se tornar mais visíveis em tamanhos maiores. Não quer dizer que não seja possível produzir boas imagens, apenas que devemos tomar certos cuidados ou eventualmente entrar com tratamento.

Ainda que para impressões maiores seja necessário a distância para olhar o assunto por inteiro, vale lembrar que esses detalhes podem ser visíveis. Um olhar atento e especializado do impressor pode enxergar além da beleza da imagem, determinar aspectos técnicos antes da impressão e oferecer soluções e testes de impressão se necessário. Tudo isso para garantir que o cliente tenha uma experiência agradável com a impressão, tanto quanto no momento da captura.

Posso ajudar?